Apostas Online

Discussão Off-Topic & Chat Geral => Discussão sobre o Desporto em Geral => Tópico começado por: Admin em Novembro 28, 2025, 06:30:02

Título: Ucrânia contra reintegração de atletas russos no judo: "Mina a confiança nas instituições desportivas internacionais"
Mensagem de: Admin em Novembro 28, 2025, 06:30:02

A Federação Internacional de Judo (FIJ) resolveu levantar a suspensão aos competidores russos, que assim podem competir em representação do país já a partir de sexta-feira, no Grand Slam de Abu Dhabi. Ao todo, estarão 19 judocas russos (12 masculinos e sete femininos), em prova.

Estas restrições tinham sido aplicadas após a invasão da Rússia à Ucrânia, em 2022.

A decisão foi muito criticada pela Federação de Judo da Ucrânia, considerando que a mesma vai contra os "princípios de paz, justiça e responsabilidade, e que mina a confiança nas instituições desportivas internacionais". Os ucranianos garantem que vão tentar impedir a aplicação da decisão.

"O desporto é a última ponte que une os povos e as nações em situações e ambientes conflituosos muito difíceis [...] Os desportistas não são responsáveis pelas decisões tomadas pelos governos ou por outras instituições nacionais, e é nosso dever proteger o desporto e os nossos atletas", justifica a Federação Internacional de Judo.

A Ucrânia discorda e lembra que todos os dias muitos ucranianos são mortos pelos bombardeamentos russos.

Antes desta decisão da FIJ, os atletas russos só eram admitidos em competições internacionais com estatuto neutro e depois de provarem que não participaram na guerra nem se manifestaram publicamente a favor da mesma.