ENTRAR E JOGAR

Rep. Irlanda-Portugal: Carimbar em Dublin o que não foi selado em Lisboa

Iniciado por Admin, Hoje at 06:30:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

A festa estava preparada, os balões prontos, o champanhe no frigorífico e os gritos na garganta. Tudo devia ter ficado decidido em Alvalade diante da Hungria (2-2), naquela noite de 14 de outubro.

O bilhete para EUA, Canadá e México já estava nas mãos, faltava o visto. E quem tinha o carimbo era Dominik Szoboszlai. O magiar emergiu ao segundo poste nos descontos para evitar a derrota da Hungria e https://sportinforma.sapo.pt/futebol/mundial-qualificacao-europa/artigos/analise-portugal-2-2-hungria-agua-gelada-viagem-adiada" target="_blank" rel="noopener noreferrer">adiar o apuramento de Portugal para o Mundial 2026.

Os adeptos que encheram Alvalade viram as expetativas frustradas.

Esta noite, que não apareça nenhum irlandês vestido de magiar, a estragar a festa. Nem será preciso. Portugal tem de ser Portugal. Tem de se impor, tem de mostrar porque é candidato a vencer a prova. Não basta falar, tem de mostrar.

https://sportinforma.sapo.pt/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Não há Bruno Fernandes, é certo (cumpre castigo), mas se há coisa que não falta nesta seleção orientada por Roberto Martinez é qualidade. Pede-se ousadia ao técnico espanhol, leitura acertada e um plano que sobressaia perante o jogo físico dos irlandeses, em Dublin.

Sem a locomotiva Nuno Mendes na esquerda (lesionado), deverá ser outro "comboio", João Cancelo, a percorrer esses carris, mas de pé trocado, com incursões pela zona central, para dar o corredor a um extremo desequilibrador, que deverá ser Pedro Neto.

Na defesa, Ruben Dias e António Silva deverão formar a dupla de centrais, embora não seja de descartar a aposta em Renato Veiga, a fazer grande época no Villarreal. Diogo Dalot ou João Neves, um deles deverá jogar à direita da defesa, ou até Matheus Nunes. No meio-campo, Vitinha deverá ter a companhia de Ruben Neves e Bernardo Silva, ou mesmo de Palhinha e, na frente, o grande momento de João Félix deverá ser recompensado, ao lado de Cristiano Ronaldo.

Para carimbar o apuramento, basta vencer. O carimbo pode até chegar com um empate, se a Hungria não vencer a Arménia. E Portugal até pode entrar em campo já apurado, se a duas horas antes, os magiares não derrotarem os arménios em Yerevan.

Momento de forma: Portugal quase perfeito, irlandeses ainda sonham

https://sportinforma.sapo.pt/futebol/mundial-qualificacao-europa/artigos/portugal-empata-e-adia-apuramento-para-o-mundial" target="_blank" rel="noopener noreferrer">O golo de Dominik Szoboszlai, aos 90+1, em Alvalade, no último jogo, interrompeu a campanha 100 por cento vitoriosa de Portugal. A seleção nacional vinha de um triunfo sofrido, três dias antes, no mesmo palco, diante da República da Irlanda, o adversário desta noite.

Portugal dominou, criou, falhou uma grande penalidade por Cristiano Ronaldo e só chegou ao triunfo nos descontos, num cabeceamento do improvável Ruben Neves, num https://sportinforma.sapo.pt/futebol/mundial-qualificacao-europa/artigos/analise-portugal-1-0-irlanda-estava-escrito-nas-estrelas" target="_blank" rel="noopener noreferrer">golo que parecia ter encontro marcado com o destino.

Antes, Portugal tinha vencido por 3-2 a Hungria, num jogo onde complicou a sua vida com as opções do selecionador (Ruben Neves a centrar e Portugal a ser batido no jogo aéreo nos dois golos dos magiares) e tinha goleado a Arménia por 5-0, fora de portas.

Os irlandeses ganharam ânimo na esperança de apuramento, com o 1-0 a Arménia, no derradeiro jogo. Os quatro pontos, a um da Hungria, deixam a equipa a sonhar com a chegada ao play-off mas, para tal, terá de vencer Portugal. Caso perca e a Hungria vença a Arménia... adeus Mundial para a Irlanda.

Nos outros jogos, os irlandeses perderam com a Arménia empataram com a Hungria, o seu último adversário neste Grupo F da qualificação europeia.

Histórico: fazer o que ainda não foi feito

O imponente Aviva Stadium, em Dublin, será palco da 18.ª batalha entre irlandeses e portugueses, num histórico pintado a verde e vermelho carregado, de um lusitano domínio que de traduz em 10 vitórias, contra quatro da República da Irlanda. Por três vezes, nem Portugal nem Irlanda saíram a festejar.

No entanto, 10 desses jogos foram de caráter particular (sete triunfos de Portugal, três da Irlanda). Dos sete jogos a doer, Portugal só venceu três, perdeu um e empatou três.

A jogar em casa, os irlandeses só foram batidos por duas vezes por Portugal, em sete partidas, ambos em jogos amigáveis. Ganharam três, dois deles amigáveis e o 1-0, no apuramento para o Euro de 1996. Foi a única derrota de Portugal no apuramento.

Nos jogos a doer em solo irlandês, o máximo que os lusos conseguiram foram dois empates: 0-0 no apuramento para o Mundial de 2022 (Portugal acabou o grupo atrás da Sérvia e teve de confirmar o apuramento num play-off), e o 1-1 no apuramento para o Mundial de 2002 (Figo empatou, após Roy Keane dar vantagem aos irlandeses).

Portugal terminou na frente graças a diferença de golos, já que fez os mesmos 24 pontos da República da Irlanda. Essa era uma das melhores gerações de futebolistas irlandeses, com nomes como Shay Given, Gary Kelly, Ian Harte, Roy Keane, Robbie Keane, Niall Quinn, Damien Duff, entre outros. Cairiam no play-off diante dos Países Baixos.

O que dizem os selecionadores:

https://sportinforma.sapo.pt/futebol/selecao/artigos/o-que-disse-roberto-martinez-desafios-contra-irlanda-ambiente-em-dublin-ultimo-mundial-de-ronaldo-e-convocatoria" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Roberto Martinez (Portugal): "Queremos estar muito focados no jogo de amanhã. Se jogarmos bem, teremos mais hipóteses de ganhar o jogo de amanhã. Queremos fazer seis pontos [nesta paragem]. O adversário tem jogadores muito experientes. Será um grande desafio e um teste interessante - até entusiasmante - para nós. É importante jogarmos bem amanhã, até porque poderá também ser determinante para o futuro da Seleção."

https://sportinforma.sapo.pt/futebol/mundial-qualificacao-europa/artigos/selecionador-irlandes-promete-risco-calculado-contra-portugal-mas-mantem-tatica-defensiva" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Heimir Hallgrímsson (Rep. Irlanda): "A nossa abordagem não vai mudar, seja para ganhar ou para empatar. Não nos podemos atirar de cabeça contra uma equipa como Portugal. Não vai ser um jogo de basquetebol em que se entra com tudo. Se precisarmos de marcar um golo mais tarde, vamos correr riscos calculados. Temos um plano para isso."

O República da Irlanda-Portugal, da 5.ª jornada do Grupo F da qualificação europeia ao Mundial 2026 está agendado para às 19h45, em Dublin. O jogo será dirigido por árbitro sueco Glenn Nyberg, que terá como assistentes os compatriotas Mahbod Beigi e Andreas Soderkvist. No videoárbitro estará o neerlandês Paulus van Boekel, assistido por Richard Martens.

Será a segunda vez que um jogo da seleção principal de Portugal é arbitrado por Glenn Nyberg, que esteve antes numa visita da Equipa das Quinas à Eslováquia, em setembro de 2023, num jogo que terminou com vitória por 1-0 de Portugal, no apuramento para o Euro 2024.